tag:blogger.com,1999:blog-1188897854826805722.post6137936159722869222..comments2024-01-16T10:49:07.135-03:00Comments on Veículos Elétricos - Os Carros Verdes - Emissão "Zero" de Carbono - Tecnologias e Empreendimentos: Arduino Uno (ou Duemilanove) Aplicada ao Controle de Estação de Recarga Doméstica (SAE-J1772, CA, Nível 2) - Parte 3André Luis Lenzhttp://www.blogger.com/profile/01212016568609003669noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-1188897854826805722.post-58402872956258042482013-05-06T23:57:43.221-03:002013-05-06T23:57:43.221-03:00Se tiver alguma dúvida sobre TN-C, TN-C-S, T-T, ve...Se tiver alguma dúvida sobre TN-C, TN-C-S, T-T, veja a postagem: <br /><br />http://automoveiseletricos.blogspot.com.br/2012/07/protecao-por-aterramento-e-por.html<br /><br />Talvez ajude!<br /><br />André Luis Lenzhttps://www.blogger.com/profile/01212016568609003669noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1188897854826805722.post-29902492488942756482013-05-06T23:50:17.903-03:002013-05-06T23:50:17.903-03:00Antes de tudo, saudações e muitíssimo obrigado pel...Antes de tudo, saudações e muitíssimo obrigado pelos cumprimentos!<br /><br />Ok, creio que entendi sobre as tensões do padrão de fornecimento de energia elétrica residencial ai em Portugal. Apenas para constar, aqui no Brasil, apesar de haver alguma variação de região para região, de um modo mais geral, as residências são alimentadas a 3 fios (fase 1, fase 2 e Neutro). <br /><br />Ainda no caso brasileiro, as tensões nas residências são 127V (entre fase e Neutro) e 220V (entre fase e fase).<br /><br />A Estação de Carregamento de Bateria de VEs que está sendo proposta aqui é para operar, sim, em uma tensão de alimentação com valor nominal entre 220V e 240V. Deste modo, no caso português, sim, deverá ser alimentada com Fase e Neutro, 230V como o senhor mesmo se referiu ... (enquanto que no caso brasileiro, deve ser alimentada com fase e fase, 220V).<br /><br />Devo ressaltar, também, que a Estação de Carregamento proposta aqui é de acordo o padrão SAE J-1772, no entanto, até o presente momento, padrão algum foi definido para emprego específico aqui no Brasil (mas eu, particularmente, aposto que, por fim nós acabaremos por seguir mesmo o SAE J-1772, por aqui). Não obstante, eu não sei dizer se eu recomendaria esse mesmo padrão ai para Portugal, pois eu sei que na Europa, outros padrões vinham sendo defendidos e já faz alguns meses que que eu deixei de acompanhar o desenrolar disso.<br /><br />Outra questão importante a e considerar é a seguinte, aqui no Brasil, o condutor de neutro (N) que chega à uma residência deve ser aterrado junto ao painel de entrada da mesma e, deste ponto em diante deriva-se dois condutores: Neutro (N) e GND (PEN), ou seja, adotamos, predominantemente, o sistema TN-C (nas instalações elétricas mais antigas) e TN-C-S (nas instalações mais novas).<br /><br />Já, ai em Portugal, com tensões residenciais mais elevadas, como é a questão entre Neutro e Aterramento?? Por acaso existe um condutor Terra e um condutor Neutro totalmente separados entre si chegando às residencias (com num sistema T-T)??<br /><br />Espero que o senhor saiba sobre isso pois, eu não sei mas, sei que o aterramento precisa existir, necessariamente, para que a proteção de "falta a terra" (fuga de corrente para o terra) possa existir e atuar corretamente.<br /><br />AbraçosAndré Luis Lenzhttps://www.blogger.com/profile/01212016568609003669noreply@blogger.com