CHAdeMO é o nome comercial de um método de carga
rápida da bateria para veículos elétricos que disponibilizam até
62,5 kW de alta tensão em CC através de um conector elétrico
especial. Propõe-se como um padrão global da indústria por uma
associação do mesmo nome. CHAdeMO é uma abreviatura de "CHArge
de MOve", equivalente a "Movimento de Carga". O nome é
um trocadilho para "O cha demo ikaga desuka" em
japonês, traduzido para o português como "Que tal um chá?",
Referindo-se ao tempo que levaria para carregar um carro. CHAdeMO
pode recarregar um EV em menos de meia hora.
A Associação CHAdeMO foi formado pela empresa de
energia Tokyo Electric, pela Nissan, pela Mitsubishi e pela Fuji
Heavy Industries (fabricante dos veículos Subaru). A Toyota mais
tarde se juntou como quinto membro executivo. Três dessas empresas
desenvolveram veículos elétricos que utilizam conector da TEPCO
para carregamento rápido em CC.
A maioria dos veículos elétricos (EVs) são dotados de
um carregador embarcado, que usa um retificador para transformar
corrente alternada da rede elétrica (rede elétrica VCA) em corrente
contínua (VCC) adequado para recarregar o conjunto de
baterias do EV.
Questões de custos e problemas térmicos limitam o
quanto de energia o retificador pode manipular, algo em torno de 240
VAC e 75 A, desse modo, é melhor que uma estação de carregamento
externo forneça corrente contínua (CC) diretamente à bateria do
veículo. Tendo em conta estes limites, a maioria das soluções
convencionais de carga são baseadas tanto em serviço 230V/15A na
Europa, quanto em serviço 240V/30A na América do Norte e Japão.
Para agilizar o carregamento, carregadores dedicados
podem ser construídos em locais permanentes e dotado ramais de
ligação a rede elétrica de alta capacidade de corrente. Neste tipo
de conexão, a saída do carregador CC não tem limite eficaz,
teórico ou prático. Tais carregadores de alta tensão e de alta
corrente são chamados de carregadores CC rápidos e são também
referidos como carregadores de nível 3 (em contraste com os de CA de
níveis de carregamento menos potentes nível 1 e 2).
Tendo sido concebida para carregamento rápido, os
carregadores com a arquitetura CHAdeMO tendem a ser aplicados, de
modo praticamente exclusivo, em postos de reabastecimento de beira de
estradas, de modo que deve-se prever uma parada de reabastecimento de ½ hora (em breve, de apenas 10 ou 15 minutos) a cada
140 a 150km rodados, enquanto que, os carregadores de
carga lenta, que são os de uso mais recomendados, em termos número
de carregamentos a serem realizados, a fim de prolongar a vida do
conjunto de baterias, tente a ter uma maior aplicação como
carregadores de uso domésticos ou instalados em locais de pousadas
e, competindo, nas cidades e rodovias, com uma rede recarregadores CHAdeMO,
instalados em postos de abastecimento públicos. Uma boa ilustração
do conceito de rede de carregamento é retratada nesta ilustração
da Nissan:
A TEPCO desenvolveu para a arquitetura CHAdeMO uma
tecnologia patenteada e uma especificação para carregamento em
relativamente alta tensão (até 500 VCC) e de alta
capacidade corrente (até 125 A), para carregamento rápido das
baterias automotivas principais dos EVs, através de um conector de
carga JARI CC para carga rápido.
Parece que esta é a base para o protocolo CHAdeMO. O
conector é especificado pelo JEVS (Japão Electric Vehicle Standard)
G105-1993 do Japan Automobile Research Institute.
Além de realizar a conexão da alimentação, ele
também faz a conexão de dados, usando o protocolo CAN-Bus. Este
executa funções como intertravamento de segurança para evitar
energização do conector antes que seja seguro (similar ao que é
feito no SAE J1772), transmissão de parâmetros da baterias para a
estação de carregamento, incluindo quando encerrar a operação de
carregamento, a tensão alvo, e a capacidade total da bateria, e
durante o carregamento como a estação deve controlar a variação
da sua corrente de saída.
O conector possui 10 contatos. Os dois com um diâmetro
maior (pinos 6 e 5), são respectivamente, os polos positivos e
negativos da potência, que fornecem a CC de carga e os outros 8
pinos são uma combinação de sinais de comunicações analógicas e
digitais para a gestão e controle do carregamento. As ligações
físicas mais importantes neste sistema são mostrados na imagem ao
lado:
A sequência de procedimentos de carregamento no
protocolo CHAdeMO é como se segue:
- Preparação para a carregamento: o veículo verifica a sua compatibilidade com o carregador com base na informação transmitida através do bus CAN. Depois de o conector é bloqueado, o carregador se aplica uma tensão de carga de curto prazo para o seu circuito de saída e conduz um teste sobre o circuito incluindo a interface conector para confirmar que não existem anormalidades como um curto-circuito ou falha de terra;
- Inícialização da fonte de alimentação: Após os procedimentos de preparação, o veículo calcula o nível de corrente com base no desempenho da bateria e as circunstâncias, o que pode ser carregada e envia o valor para o carregador cada 0,1 segundo através do barramento CAN. O carregador fornece uma corrente eléctrica que se encontra com o valor do veículo através do controle de corrente constante;
- Fim de Carregamento: O veículo envia sinais de corrente a zero apesar de CAN, em seguida, carregador para de sua saída. Após a confirmação de corrente zero em linhas de entrada de veículos, EV abre contator e envia proibir sinal a um carregador, o carregador e confirma que a sua corrente de saída é zero.
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