quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Inovação Aumenta a Taxa de Reciclagem de Baterias de Íons de Lítio para mais de 80%


Solução de reciclagem de baterias de íon de lítio


A empresa finlandesa de energia limpa Fortum alcançou uma taxa de reciclagem de baterias de íons de lítio acima de 80% - contra uma taxa atual de 50% - com um processo de reciclagem hidrometalúrgico com baixo CO2.

A fortum alega ser capaz de reciclar mais de 80% dos materiais das baterias de íons de lítio. O processo de baixo nível de
CO2 em escala industrial permite recuperar o cobalto, manganês e níquel da bateria para reutilização na produção de novas
baterias.



Uma nova solução da empresa nórdica de energia limpa Fortum torna mais de 80% das baterias de veículos elétricos (EV) recicláveis, retornando metais escassos de volta à circulação e resolvendo a lacuna de sustentabilidade, reduzindo a necessidade de minerar cobalto, níquel e outros materiais escassos. A taxa atual de reciclagem de baterias de íon-lítio é de aproximadamente 50%.

“Existem muito poucas tecnologias economicamente viáveis ​​em funcionamento para reciclar a maioria dos materiais nas baterias de íons de lítio. Vimos um desafio ainda não resolvido e desenvolvemos uma solução escalável de reciclagem para todas as indústrias que usam baterias ”, disse Kalle Saarimaa, vice-presidente da Fortum Recycling and Waste.

A Fortum atinge a taxa de reciclagem de 80% com um processo de reciclagem hidrometalúrgico de baixo CO2. As baterias são primeiramente tornadas seguras para tratamento mecânico, com plásticos, alumínio e cobre separados e direcionados para seus próprios processos de reciclagem.

A maioria das soluções atuais de reciclagem de baterias EV não é capaz de recuperar metais escassos. A Crisolteq possui uma unidade de reciclagem hidrometalúrgica em Harjavalta, Finlândia, onde a 'massa negra' pode ser tratada em escala industrial.

O processo de recuperação hidrometalúrgica permite que o cobalto, lítio, manganês e níquel sejam recuperados das baterias e entregues aos fabricantes de baterias para reutilização na produção de novas baterias. A tecnologia foi desenvolvida pela empresa de crescimento finlandesa Crisolteq, que possui uma unidade de reciclagem hidrometalúrgica em Harjavalta, na Finlândia, que já é capaz de operar em escala industrial.

No futuro, os componentes da bateria não serão provenientes apenas
 da mineração; eles terão que vir da reciclagem e de aplicações que
 utilizam fluxos laterais industriais. A capacidade de recuperar
esses materiais impulsionará o aumento de veículos elétricos.
“A economia circular, em seu sentido mais estrito, significa reciclar um elemento para sua função ou finalidade original. Quando discutimos a reciclagem de baterias de íon de lítio, o objetivo final é que a maioria dos componentes da bateria seja reciclada para novas baterias ”, compartilhou Saarimaa.

A Fortum também está pilotando as chamadas aplicações de “segunda vida” para baterias, onde as baterias EV são usadas em aplicações estacionárias de armazenamento de energia depois que elas não são mais adequadas ao seu objetivo original.

De acordo com uma previsão da Agência Internacional de Energia, o número de veículos elétricos nas estradas do mundo aumentará de 3 milhões para 125 milhões até 2030. Em 2015, o mercado global de reciclagem de baterias de íons de lítio valia cerca de 1,7 milhões de euros, mas é deverá crescer nos próximos anos para mais de 20 bilhões de euros.





Assista ao vídeo sobre o que é a solução de reciclagem de baterias






2 comentários:

  1. Sr. André, bom dia. Em julho de 2012, seu post referente a Bateria de Veiculos Eletricos (Nissan Leaf), já estabelecia ligações para assuntos relacionados ao presente tema, naquela ocasião havia a pergunta quanto à possibilidade de reciclagem para baterias de veículos eletricos. Quero parabenizá-lo pelo competente trabalho no estudo, pesquisa e principalmente de torná_los acessíveis à compreensão nestas divulgações. Meu nome é Osmar e sou um entusiasta neste facinante mundo da mobilidade sustentàvel em busca de atuação empreendedora e produtiva. Agradeço por compartilhar conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, mesmo, Sr. Osmar, por todas as suas brilhante observações. Pouco leitores vão tão a fundo nas investigações quanto você vai. Valeu, você é sempre bem vindo.

      Excluir

Licença Creative Commons
Este trabalho de André Luis Lenz, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.