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quarta-feira, 4 de julho de 2012

Painel e Rede de Comunicação do Nissan LEAF:


Antes de qualquer observação mais técnica, vale observar que o carro é bem divertido, a começar pela ignição. Basta apertar o botão de START para um sinal sonoro avisar que o carro está ligado e o painel acender. Os instrumentos de navegação informam, à direita do painel, a autonomia das baterias e, à esquerda, a temperatura. Acima, fica uma escala que mostra se a condução do motorista está econômica ou não.

O Nissan LEAF emprega um sistema de telemática avançada chamada Carwings, que originalmente estava disponível apenas no Japão. O sistema envia e recebe dados através de um rádio GPRS built-in semelhante à conectividade de celulares.

O Carwings está ligado à rede a qualquer momento em que o veículo esteja na área de cobertura de uma torre de celular e possibilita funcionalidades multiusuários, tais como posição e intervalo possível em um mapa e estações de carregamento que estão disponíveis dentro do alcance. O sistema também monitora e compila estatísticas sobre a distância percorrida e o consumo de energia e produz relatórios diários, mensais e anuais desses e de vários outros parâmetros operacionais. Todas as informações estão disponíveis em telas da IHM do LEAF.

Através de um aplicativo de telefone inteligente ou de uma página da Web segura, os proprietários podem se conectar com o Nissan LEAF, remotamente, e emitir comandos como o de ligar o ar-condicionado ou aquecedor, bem como redefinir as funções de carregamento esteja o veículo em movimento ou parado. Esta funcionalidade remota pode ser usada para pré aquecer ou pré resfriar o carro antes da sua utilização, mesmo enquanto ele ainda está no modo de carregamento de modo que menas energia da bateria é utilizada para controle de temperatura.

No segundo semestre de 2011 foi lançado um aplicativo baseado no Android que monitora e controla todas as características do carro frequentemente utilizados. O aplicativo do Nissan LEAF requer uma assinatura Carwings para sua ativação e seu lançamento se deu após a a Nissan anunciar que tinha atingido a marca de 10.000 vendas do LEAF.

O aplicativo veio para aumentar a satisfação e a popularidade do carro, uma vez que ele é o primeiro EV que, de fato, atinge o mercado mundial. A Nissan admite que o seu aplicativo de smartphone é menos inovador mas, com certeza acrescenta uma maior comodidade aos seus usuários, tendendo tornar os demais controles remotos, secundárias na preferência dos usuários.

A facilidade de monitoramento é algo primordial para permitir que o proprietário de EV possa reagir fácil e rapidamente, enquanto ele ainda se encontra dentro do conforto de sua casa. Para o proprietário de um EV como o Nissan LEAF, a vida da bateria é um fator precioso, e o monitoramento contínuo em tempo real é essencial para evitar atrasos em circunstâncias cotidianas. Proprietários do LEAF que possuam Android Smartphone podem baixá-lo gratuitamente.

Um temporizador embarcado também pode ser pré-programado para recarregar as baterias em um horário definido como durante horários de tarifa de energia elétrica reduzida, e de menor impacto sobre o sistema elétrico interligado.

Segurança ao Dirigir:


O Nissan LEAF modelo 2011 ganhou o "Top Safety Pick" emitido pelo Instituto de Seguros para a Segurança Rodoviária. O LEAF recebeu as melhores notas de "Bom" para a colisões de frente, lateral e traseira, e também na proteção contra o capotamento. Todas as medições de lesão, exceto uma delas, foram avaliadas como boas, indicando um baixo risco de lesões significativas em acidentes, de acordo com a escala de gravidade empregadas em testes de IIHS (Insurance Institute for Highway Safety).

Também, o órgão de segurança americano NHTSA deu ao Nissan LEAF a maior nota de segurança de um elétrico até o momento: cinco estrelas em todos os aspectos.

O Programa Europeu de Avaliação de Novos Veículos (Euro NCAP) atribuiu ao LEAF a maior classificação cinco estrelas para a segurança do carro.

Veja Também:


O Nissan LEAF e a Gameficação do Meio Ambiente

 

A Nova Química da "Bateria Lagarto" do Nissan LEAF e a Nissan no Brasil




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