segunda-feira, 9 de julho de 2012

Seguro para Carros Elétricos - Pergunte ao Ingleses!

Não sei se alguém percebeu, mas as Companhias Seguradoras escaparam de acusação de culpa no caso do "Quem Matou o Carro Elétrico?", mas eu me lembro que aparece um personagem naquele documentário revelando claramente: "As Companhias de Seguros NÃO iriam oferecer cobertura para os Carros Elétrico."

Então eu pergunto, agora que, pelas mãos do samurais nipônicos, os carros elétricos ressurgiram das cinzas para reivindicar a sua vingança, como ficará esta questão dos seguros?

Ninguém melhor para responder a isso, do que a City de Londres, que é quem, verdadeiramente, desde sempre, dita as regras na atividade de seguros, no mundo todo. O que tem acontecido e o que está  acontecendo por lá, sem dúvidas, poderá nos dar a melhor pista, daquilo que virá a acontecer aqui, nos próximos anos, em  que os carros elétricos efetivamente irão entrar em operação.

Será que as Seguradoras de Automóveis irão cobrir meu Carro Elétrico?


Enquanto a maioria das seguradoras oferecem cobertura para os veículos híbridos, dos provedores tradicionais, poucos ainda oferecem apólices para veículos totalmente elétricos. É provável que isso mude a medida que os modelos elétricos se tornem mais popular, mas até lá, os motoristas estarão propensos a achar que é mais fácil comprar a cobertura através de um especialista, ou seja, uma nova empresa de seguro dedicada ao seguimento de VEs e VHs, como, por exemplo, a PlugInsure.

É mais barato para segurar um carro elétrico?


Na Inglaterra, o governo oferece subsídios de até 5.000  para quem comprar um carro elétrico, mas eles ainda são significativamente mais caros do que muitos carros a diesel semelhantes. Isso, e o fato de que os carros eléctricos requerem trabalhos de reparo especialista pode significar prêmios de seguros que sejam mais caros. No entanto, este é também, ligeiramente atenuado a medida em que os carros elétricos tendam a ser restritos de velocidades superiores. Definitivamente, vale a pena consultar sobre valores de mensalidades de seguros, antes de comprar um carro. Lá, como incentivo a mudança, os carros elétricos estão isentos de" imposto sobre veículos" (equivalentes ao nosso IPVA) e da "taxa de congestionamento de Londres".

Quem garante bateria do meu carro?


Alguns proprietários de carros elétricos conseguiram negociar a obtenção da bateria que alimenta o seu veículo por meio de aluguel e, os serviços de atendimento das seguradora, tem manifestado preocupação de que isso torna a cobertura mais complicada. Se você estiver nesta situação, é bom deixar isso bem claro para a seguradora antes de comprar uma apólice e verificar as suas responsabilidades com o fornecedor da bateria. Este é geralmente o elemento mais caro do carro, custando quase a metade do preço dele e você, certamente, não vai querer ser responsabilizado por ele após um acidente.

E se alguém tropeça no meu cabo durante o carregamento?


Se você estiver operando uma ligação para carregamento por sobre o piso num estacionamento ou numa estação pública, então você pode muito bem ser responsabilizado se alguém tropeçar sobre ele. Quando entrar em contato com uma seguradora para um orçamento, certifique-se de questionar se é ou não oferecida cobertura para isso.

Quão prático é um carro elétrico?


Enquanto os carros elétricos podem ser mais baratos para operar, a maioria vai viajar apenas 40-70 milhas antes que elas precisam de uma carga. No entanto, o Governo está subsidiando a implantação de pontos de carregamento em várias cidades e por isso está se tornando cada vez mais fácil de operar um carro elétrico, pelo menos dentro de determinadas áreas.

Compensação de Carbono e Seguro de Carro Verde


É cada vez mais comum que as empresas atentem para reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa próprios de transporte, com o uso de eletricidade e de outras fontes. Esquemas de compensação de carbono assumem muitas formas - desde o plantio de árvores para investir em energias renováveis ​​- e eles são agora, em 2012,. também, oferecidos por um certo número de Provedores de Seguros de Automóveis.


O que é o seguro de carro verde?


Existem muitas formas de seguro de carro verde, incluindo:

Companhias de Seguros Especialistas em Carros Verdes: Há vários outros fornecedores no Reino Unido, além da mencionada  PlugInsure, que agora comercializam exclusivamente para os clientes ambientalmente conscientes.

Estes incluem a ibuyeco, que tem a política de oferece uma doação de 5 € para uma instituição de caridade eco para cada apólice comprada. Em 2011 ibuyeco objetivou levantar mais de 1 milhão de libras para instituições de caridade eco.

A Companhia de Seguros Green Car é um outro provedor de seguros meio ambientalmente amigável, que pretende compensar 100% das emissões anuais de um carro. Sua compensação de carbono inicial do projeto é para uma nova floresta a ser plantada em St Cyrus perto de Montrose, na Escócia.

Companhias de Seguros de Automóveis com Sistemas Verdes: Muitos dos principais provedores de seguros de automóveis, mesmo para veículos convencionais, já oferecem sistemas voltados para "clientela verde".

A tônica da política atual é na melhoria do estilo de condução de um indivíduo para que ele venha a se tornar cada vez mais verde, fornecendo acesso a informações como a frequência com que eles freiam e aceleram, o número de viagens curtas que fazem e quanto tempo eles deixam o carro em marcha lenta, para ajudá-los a tomar consciência do meio ambiente durante a condução e ajustar seu estilo de forma adequada.

Outros provedores de seguros de automóveis pode permitir que você pague um prémio adicional como contribuição para um regime de compensação de carbono. A Seguradora de carros de Churchill é uma das que vem por essa linha.

Devo comprar o seguro de carro verde?


Uma opção é comparar as cotações de seguro automóvel on-line usando os site de comparação existentes. Se a cotação mais barata que você receber não for a de um provedor com um esquema verde, então você pode optar por comprar um de política convencional e usar o dinheiro que você economizou para contribuir para um projeto ambiental de sua própria escolha.

Conclusão: Não é apenas na indústria e nas ruas que "a vingança do veículo elétrico" está causando um grande rebuliço mas, a coisa toda vai muito além, atingindo também as instituições financeiras e companhias seguradoras, uma áreas tradicionalmente conservadora e pouco disposta a agilidade móbil. Dai surgem as oportunidades reais para novos empreendedores sérios.

4 comentários:

  1. Aqui no Brazil o
    Seguro Auto
    Seguro de Automovel
    Seguro de carros nem temos parametro para saber qual será o valor do seguro para esses veiculos, resta saber quando essa tecnologia chegará ao Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato Giovani, mesmo hoje, ainda não encontrei referência alguma sobre qualquer oferta de cobertura de seguro para carros elétricos no Brasil.

      Excluir
    2. Aproveitou para fazer propaganda de graça e FALIU! ... K KK KK KK KK KK KKK KK

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Este trabalho de André Luis Lenz, foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.