Nos EUA, as unidade EVSE domésticas instaladas já
podem ser contada em vários milhares, para atender as necessidades
de carregamento normal (que é o que garante maior durabilidade dos
pacotes de baterias dos EVEs) em ambiente doméstico, tanto dos EVs
quanto dos PHEVs atualmente rodando por lá.
A Gartner, maior empresa de pesquisa de mercado,
apresentou um cenário de 100.000 vendas de EVs até o final de 2012
nos EUA. Eles reconhecem que 100.000 é um grande salto a partir de
18.000 vendidos até 2011, que incluiu 9,674 Nissan LEAFs, 7,671
Chevrolet VOLT, e 655 outros carros plug-in. Devido a recessão, pode
ocorrer desse número não ir além de 60.000, para 2012, mas mesmo
essa já é uma boa expectativa. De qualquer modo, todos os agentes do mercado se movem no sentido de cooperar com o rápido crescimento deste mercado, inclusive o governo Obama, que projetou 1.000.000 de EVs rodando nos EUA em 2015!
A atual agressividade de mercado promovido pela Nissan e pela
Chevrolet, mas principalmente a Nissan, cuja política comercial vem
tratando o produto LEAF algo mais do que simplesmente mais um carro,
está movendo todo o mercado. Iniciativas de grande monta do governo
e das montadoras correm atrás da política para criação de
infraestrutura pública de abastecimento. Associações estão sendo
criadas com grande representação de todos os intervenientes da
indústria. Empresas interessadas estão se unindo em parcerias para
torná-las sucesso.
Mas os consumidores tem começado a se sentir bastante a
vontade em poder realizar, também, o carregamento das baterias de
seus EVs em suas próprias casas e essa sensação coopera com o
crescimento natural desse mercado. O conceito Open Hardware e
Software para carregamento J1772, compatíveis com toda a gama dos
veículos elétricos foi criado. O EVSE são projetados para fornecer
os dispositivos de comunicação de ligação, e de segurança entre
o EV e a rede elétrica nas operações de carregamento.
Surgem, então, neste cenário, novas oportunidades de
pequenos negócios, que se abrem com esse novo mercado e tecnologia,
com técnicos e engenheiros correndo atrás de informações para os
projetos e de certificações específicas para poder atuar
legalmente.
Nenhuma das grandes montadoras irá se permitir ficar
para trás nesse negócio e vários lançamentos estão previstos
para 2012 e 2013, inclusive com preços de venda desafiadores, como,
muito provavelmente, deverá ser o caso do Mitsubishi i, previsto
para ser lançado a um preço abaixo de US$ 30.000.
A venda de cem mil EVs em 2012 é inferior a um por
cento dos 13,4 milhões de vendas de veículos norte-americanos
previstos pela Gartner e é difícil a previsão de quem terá
maiores vendas, se serão os puro elétricos a bateria ou híbridos
plug-in. Se depender dos entusiastas iniciais o LEAF deverá ser o
vencedor, todavia, a ansiedade por autonomia pode fazer os híbridos
continuarem ainda na liderança, por mais um ano mas, de qualquer
forma, o consumidor continuará desejando desfrutar de carregadores
domésticos.
Não apenas o governo do EUA, mas também os ingleses
estão promovendo fortes subsídios para proprietários de EVs que se
dispõem a instalar carregadores domésticos. Paralelo à implantação
de infraestrutura pública, é igualmente importante incentivar a
instalação de pontos de carregamento domésticos, para tornar ainda
mais conveniente que os condutores, venham a fazer a troca dos
veículos convencionais pelos híbridos, de baixa emissão carbono ou
por EVs de emissão zero.
Segundo estimativas da Schneider Electric's, de modo
geral, os proprietários EVs em todo o mundo irão gastar cerca de
US$ 4,3 bilhões em equipamento de carregamento de EVs até 2017,
mais de dez vezes os US$ 400 milhões gastos até o ano passado e o
Brasil fará parte deste mercado.
P1901
Comunicação em Rede CA (Smart Grid):
Power Line Communication (PLC) é um sistema que permite a transmissão de sinais de telecomunicações através dos mesmos condutores usados na rede elétrica CA. Apesar desta tecnologia não ser nova, atualmente ela vem ganhando grande destaque em virtude da possibilidade de resolver o problema da chamada ‘última milha’ da internet, ou seja, conseguindo levar o acesso à internet a todas as pessoas. Além dessa forma de utilização as PLC’s também mostram aplicabilidade nas áreas de vídeo sob demanda, telefonia IP, serviços de monitoração e vigilância, monitoramento de transito, automação residencial e, principalmente, os veículos elétricos.
Power Line Communication (PLC) é um sistema que permite a transmissão de sinais de telecomunicações através dos mesmos condutores usados na rede elétrica CA. Apesar desta tecnologia não ser nova, atualmente ela vem ganhando grande destaque em virtude da possibilidade de resolver o problema da chamada ‘última milha’ da internet, ou seja, conseguindo levar o acesso à internet a todas as pessoas. Além dessa forma de utilização as PLC’s também mostram aplicabilidade nas áreas de vídeo sob demanda, telefonia IP, serviços de monitoração e vigilância, monitoramento de transito, automação residencial e, principalmente, os veículos elétricos.
Em um padrão atualizado para ser lançado em 2012, a
SAE propõe a utilização da comunicação elétrica,
especificamente a IEEE P1901, entre o veículo, estação de recarga não embarcada e a rede inteligente, sem a necessidade de um pino
adicional; a SAE e a IEEE Standards Association estão compartilhando
seus projetos de normas relacionadas com a rede inteligente e a
eletrificação do veículo. A comunicação P1901 é compatível com
outros padrões 802.x através do padrão IEEE P1905, permitindo
comunicações arbitrárias baseadas em IP entre o veículo e uma
instalação onde estão localizados os carregadores. A P1905 inclui
comunicações sem fio, mas ainda não está claro se SAE J1772
poderia ou deveria passar esses sinais de um veículo durante a
operação de carregamento.
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