Os
compradores de um carro elétrico precisarão considerar não apenas
o fator preço de compra (ou custo de locação) e o consumo de
energia, mas também, o possível custo de se ter um carregador,
formalmente conhecido como um EVSE (Electric Vehicle Supply
Equipment ou Equipamento de Abastecimento de Veículo Elétrico)
em casa, bem como os custos de sua instalação, a partir de cerca de
US $ 700 a US $ 1.200.
Os
equipamentos carregadores tomam a CA - Corrente Alternada a partir de
uma ramificação da instalação elétrica da casa e converte-a em
CC – Corrente Contínua para carregar as baterias. Eles também
protegem as baterias contra sobrecarga, superaquecimento, ou
carregamento muito rápido.
O EVSE,
ou estação de abastecimento proporciona uma forma segura para se
conectar a tensão relativamente alta (até
o limite de 480 VCC).
Alguns podem também permitem monitorar ou controlar o carregamento,
sem fios ou através da Internet, que pode ser interrompida e
reiniciada com segurança. Tudo para evitar que o motorista usuário
não encontre sua bateria de seu carro ainda morta pela manhã.
Algumas
estações de abastecimento, designadas como carregadores nível 2,
como, por exemplo, os carregadores projetados para o Chevrolet
VOLT, incorporam os conversores necessários para carregar as
baterias.
A outra
parte do custo de colocar um carregador nas casa é a instalação de
uma tomada de energia da rede CA adequada. Os carregadores Nível 2,
que podem recarregar um EV puro durante a noite, requerem uma
derivação de 220 volts dedicado com uma capacidade de pelo menos 30
Amperes. A instalação de tal ramal de circuito requer um
eletricista licenciado. Mas o custo do circuito varia muito. Algumas
casas já podem ter um ramal de 220V e 30A para alimentar, por
exemplo, uma secadora de roupas ou um forno elétrico. E algumas,
podem ter ainda, um painel de capacidade total de 200 A com espaço e
disponibilidade suficiente para instalar um circuito de 30A extra.
Mesmo
assim, a instalação demandará que um eletricista venha ao imóvel
passar a nova fiação para a garagem ou a garagem para um novo
circuito. Quanto mais potente for um carregador, mais custará a
instalação do ramal de circuito, a partir do painel, mais ele vai
custar. (Lembre-se que não se pode usar, por exemplo, um circuito já
existente para outro fim, de modo compartilhado; o carregador precisa
de seu próprio.) Muitas casas antigas, com instalações
dimensionadas apenas para as demandas de algumas décadas atras
precisarão de uma atualização do painel para instalar um circuito
de 220 volts - 200A que pode custar até alguns milhares de dólares.
Nos EUA,
foi criado um programa com o apoio federal, a fim de fornecer
carregadores livres para os primeiro 5700 compradores do LEAF em 13
cidades. (Ele também irá lançar um adicional de 6.350 estações
de carregamento públicas e 2.600 carregadores livres para os
compradores Chevrolet Volt.) O programa, chamado Projeto VE, também
vai pagar até US $ 1.200 do custo de instalação do circuito para
alimentar o carregador.
Alguns
compradores norte americanos dos primeiros LEAFs, estão descobrindo
que, sem o subsídio do Projeto VE, até mesmo as instalações mais
simples de um carregador estão custando mais de US $ 2.000 (aparelho
mais instalação), além de ocorrências da atuação de
aproveitadores, como é o caso de um comprador de VE que recentemente
havia construído a sua própria casa, já considerando um veículo
elétrico em mente. Ele tinha pré instalado um ramal dedicado de
240 V, 50 A na garagem, mas descobriu que a companhia queria
cobrar-lhe, além do carregador (1.200 $) mais uma taxa extra (700
$), para instalar o carregador, embora o circuito já existisse
pronto.
A
indústria de carregamento EV ainda está em seus estágios iniciais.
Ela abre reais perspectivas para ações de empreendedorismo honesto,
mas até ela se firmar, os consumidores pioneiros poderão enfrentar
contas significativas para atualizar corretamente suas casas, e vai
custar algum esforço e tempo para minimizar esses custos.
Opções
de Carregamento (Custos e Políticas Pública de Incentivo):
Estações
de carregamento nível 2 da Nissan também estão disponíveis nos
EUA. Os clientes do LEAF tem a opção de comprar uma estação
carregamento doméstica através da Nissan a um custo de cerca de EUA
$ 2,200 incluindo instalação, que os tornam elegível para um
desconto no imposto federal de 50%, até 2000 dólares, até 31 de
dezembro de 2010, e depois o desconto foi reduzido para 30% até US$
1.000 para clientes pessoal física e US$ 30.000 para os clientes
pessoas jurídicas.
Lá, as
estações de carregamento funcionam com uma fonte de 240VAC
e são construídas e instaladas por AeroVironment. Este processo
one-stop-shop inclui uma avaliação do imóvel por um técnico
certificado para garantir que a garagem do comprador esteja pronta
para receber a instalação. A estação de carregamento da
AeroVironment também está disponível para compra cash and carry,
com a instalação podendo ser feita por qualquer eletricista.
Tornou-se inicialmente disponível para os EUA ao preço de US$ 751,
mas o preço foi majorado em abril de 2011 para US$ 995, evidenciando
o forte subsidio inicial, uma vez que, no mercado de
eletroeletrônicos, a tendencia característica é sempre do preço
cair, naturalmente, com o aumento da demanda e a medida que um
produto novo deixe de ser novidade.
Outras
opções de fornecedores de equipamento para o nível 2 de
carregamento do LEAF inclui a estação de carregamento da Blink
ECOtality (também disponível através do Projeto VE), além das
unidades da Schneider Electric Square-D, e da Evr-Green da Leviton.
Uma lista completa de estações de carregamento está disponível no
site Plug In America (uma organização educacional sem fins
lucrativos que promove e defende o uso de plug-in de carros,
caminhões e veículos utilitários movidos a eletricidade doméstica
e renovável, que alega que irá ajudar a reduzir a dependência dos
combustíveis fósseis, melhorar o meio ambiente global e reduzir a
emissão de gases do efeito estufa gases e das mudanças climáticas).
Também é
possível ter a estação de carregamento de nível 1 que vem com o
LEAF modificada para suportar tanto 120V quanto 240V (valores
nominais típicos da rede CA nos EUA), sendo este último, tanto para
12A (US$ 239) quanto para 16A (US$ 287).
A
modificação para 16 ampères permite fornecimento da corrente
máxima de carregamento para qual o LEAF foi projetado para usar e,
assim, provê um carregamento à mesma taxa que a estação de
carregamento da Aeorvironment (carregamento normal, de 6 a 8 hs).
Vários adaptadores permitem utilizar a unidade modificada com uma
vasta gama de tomadas de 240V. A unidade modificada fornece a solução
mais barata de carga para aqueles que dispõem de uma tomada de 240V
adequada e é portátil para uso em outros locais. Todavia, algumas
desvantagens são a falta de certificação UL e do potencial de
roubo já que a unidade não é fixa.
Nos EUA,
precisa recarregar as baterias do Nissan LEAF e está na rua, agora
poderá fazê-lo de forma mais rápida em alguns locais. A Nissan
lançou no final de 2011 no mercado americano um carregador rápido
feito pela Sumitomo para ser adquirido por empresas, comércio ou
postos de combustível. O equipamento custa US$9.900 e pode
recarregar 80% das baterias de Lítio em até 30 minutos fornecendo
diretamente CC.
A Portinhola de carregamento do LEAF, contendo em seu
interior dois conectores para entrada distintas de carregamento, está
localizado na parte frontal do carro. Usando o carregador embarcado
de 3,3 kW o LEAF pode ser totalmente recarregado, a partir do zero de
carga em 8 horas, a partir de uma fonte de 220V/240V, de 30A (5,2 kW
de carga admissível) que pode fornecer o carregador embarcado
integralmente os 3,3 kW de potência utilizável. Isso equivale a
demanda aproximada de um típico chuveiro popular brasileiro, ligado
na posição verão. Precisando estar ligado por um tempo
relativamente longo, alguns poucos milhares de Nissan LEAF rodando na
cidade de São Paulo, já serão motivo de séria preocupação com
respeito ao sistema elétrico da cidade e sobre a sua capacidade de
fornecer o serviço de abastecimento necessário para eles, sem o
risco de causar um possível apagão.
Na
América do Norte e no Japão, usando uma tomada doméstica padrão
(120V, com disjuntor de 15A, 12A carga admissível, 1,44 kW) e de um
cabo de 7,5 metros (25 pés), que vem incluído como acessório pela
Nissan, o LEAF pode ser recarregado, em carga lenta, de modo a
recuperar cerca de 6,2 mi (10 km) de autonomia por hora. Este tipo de
carregamento é destinado ao uso em garagem ou ao fazer paradas de
emergência ou para carregar parcialmente apenas, se você estiver a
uma curta distância do destino de pousada ou uma estação de
carregamento rápido.
1- Para fazer consultas sobre "Equipamento de Carregamento de Veículos Elétricos" em Corrente Alternada para Uso Residencial, normas e tecnologias;
ResponderExcluir2- Para saber sobre as tendências, melhores opções ou fazer uma avaliação das condições atuais de uma instalação elétrica residencial e saber sobre as opções e custos de adaptações ou expansões para receber uma Estação de Carregamento (de 15A a 75A).
email-me: andrellenz@hotmail.com