A Nissan
introduziu seu primeiro veículo puramente movido a bateria elétrica
(EV – Electric Vehicle), o Altra Nissan, no Salão do Automóvel
Internacional de Los Angeles, em 29 de Dezembro de 1997. O Altra EV
foi produzido entre 1998 e 2002 e apenas cerca de 200 veículos foram
produzidos, e foi usado principalmente como veículo de frota para
empresas como concessionárias de energia elétrica. A Nissan também
desenvolveu o Hypermini Nissan, realizando um programa de
demonstração e vendeu um número limitado para frotas
governamentais e empresariais no Japão, entre 1999 e 2001. Uma
pequena frota de Hyperminis, também foi testado no terreno em várias
cidades da Califórnia entre 2001 e 2005.
Lançado
em 2009, o protótipo do carro elétrico EV-11 foi baseado no Tiida
Nissan (Versão da América do Norte), mas com o motor a gasolina
convencional substituído por um sistema de transmissão totalmente
elétrico, e incluiu um motor elétrico de 80 kW (110 CV) / 280 N·m
e uma bateria de Lítio-ion de 24 kW·h, especificada para prover uma
autonomia de 175 km (109 milhas), sobre o regime do United States
Environmental Protection Agency LA-4, para condução na cidade.
Dispõem de sistema de navegação, com controle e monitoramento
remoto, através de uma conexão via celular através do centro de
dados e segurança da Nissan.
A
tecnologia do EV-11 tinha sido previamente desenvolvida e testada nos
carros de teste EV-01 e EV-02, construídos com uma motorização
totalmente elétrica, usando o sistema de transmissão do Nissan Cube
(Z11) como base de desenvolvimento. O protótipo do EV-11 esteve em
exposição em 26 de julho de 2009. Uma semana depois, em 02 de
agosto de 2009, a Nissan apresentou sua versão de produção em sua
sede em Yokohama, comprometendo-se em iniciar as vendas no varejo,
tanto no mercado norte-americano quanto no do Japão no final de
2010.
O fruto
desse desenvolvimento resultou no Nissan LEAF, denominação
sugestiva que tanto pode significar “Folha”, como também um
acrônimo para “Leading, Environmentally friendly, Affordable,
Family car”. O LEAF é um carro totalmente elétrico, Hatch
de cinco portas, com porta malas traseiro e foi introduzido no Japão
e nos Estados Unidos em dezembro de 2010.
A
autonomia oficial, apurada pelos funcionários da Agência de
Proteção Ambiental dos EUA é de 117 km (73 milhas), com um consumo
de energia de 765 kJ por quilômetro (21,25 kW·h/100 km) e a
economia de combustível poupado é avaliada em 1 galão de gasolina
a cada 99 milhas (o equivalente a 2,38 litros a cada 100 km). Já, o
New European Driving Cycle apurou a autonomia do LEAF em 175 km (109
mi).
As
entregas aos clientes começou nos Estados Unidos e Japão no final
de 2010, na Irlanda e no Reino Unido no início de 2011. Em novembro
de 2011, as entregas do LEAF também se iniciaram no Canadá, França,
Portugal, Holanda, Noruega, Espanha e Suíça.
As vendas
na Bélgica estão agendados para o final de 2011, na Dinamarca no
início de 2012, e disponibilidade no mercado mundial está prevista
para 2012. A disponibilidade inicial é limitada em quantidade e para
mercados selecionados. Produção dos EUA começará em 2012, e a
produção do Reino Unido está prevista para 2013.
Em
Outubro/2011, a Nissan vendeu 849 unidades do LEAF nos EUA, e no
acumulado do ano 8.048 exemplares já estavam rodando sem emissão de
CO2. Desde que foi lançado no mercado norte americano, o LEAF
vendeu mais do que o Chevrolet VOLT, provando que o consumidor norte
americano não ficou intimidado pela limitação de alcance do carro
elétrico japonês.
Como um
carro totalmente elétrico, o Nissan LEAF não produz poluição tubo
de escape ou emissões de gases de efeito estufa no ponto de
operação, e reduz a dependência do petróleo.
Desde
dezembro de 2010, mais de 27.000 LEAFs foram vendidos no mundo até
abril de 2012. Os mercados mais vendidos são o Japão, com 13.000
unidades, nos Estados Unidos, com mais de 11.000 unidades, e na
Europa com 3.000 unidades, liderado pela Noruega com mais de 1.000
LEAFs vendidos.
Entre
outros prêmios e reconhecimentos, o Nissan LEAF ganhou o Prêmio
Visão 2010 Green Car, o carro de 2011 do Ano Europeu, o World Car of
the Year 2011, e o Car of the Year 2011-2012 Japan.
No
Brasil, os testes comerciais começaram efetivamente em 11/06/2012, a
partir da entrada em operação de duas unidades do LEAF na frota de
táxis de São Paulo.
As duas
unidades do Nissan LEAF são as pioneiras de um programa piloto da
Prefeitura de São Paulo para analisar a viabilidade do uso de carros
elétricos no transporte público da cidade.
Os
veículos fazem parte do acordo fechado entre a Prefeitura de São
Paulo, a AES Eletropaulo e a aliança Renaut-Nissan no Brasil, que
prevê a entrega de mais oito veículos elétricos até o final do
ano de 2012.
O
circuito de tráfego inicial é pré-definido e restrito: disponíveis
no ponto entre a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, os
elétricos andarão dentro do mini Anel Viário de São Paulo. O
projeto tende a crescer no segundo semestre, quando os demais oito
carros serão incluídos no projeto.
O custo
do veículo elétrico promovido pela Nissan ainda é bastante alto,
com preços entre R$ 80 mil e R$ 110 mil. Por esse motivo, o
presidente da companhia no Brasil, Christian Meunier, desconsidera as
vendas do modelo tão cedo por aqui e a Nissan oferecerá os veículos
elétricos em regime de Comodato, às empresas de Táxi que desejem
utilizar os modelos elétricos.
Além dos
custos elevados (custo de aquisição aqui no Brasil. Nos EUA o Nissan LEAF custa menos de US$ 35.000) os veículos elétricos sofrem de um problema ainda
maior. A alíquota de impostos para este tipo de veículo é a maior
do Brasil, e o projeto da Nissan tem também a intenção de buscar
apoio para a redução desta carga tributária abusiva.
Nessa
fase de testes, motoristas profissionais em transporte de passageiros
acompanham o carro elétrico. Cabe a eles monitorar o número de
pontos de recarga que seriam necessários, o desempenho dos
automóveis e a manutenção exigida. Por isso, a equipe foi treinada
pela parceria entre a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), a
Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São
Paulo (Adetax) e a Nissan do Brasil.
Ao que
parece, quem se submeter a esse projeto-piloto não correrá o risco
de ficar parado no meio do trajeto. Haverá quinze pontos de
abastecimento, sendo cinco de recarga rápida (recarga de 30 min),
instalados pela AES Eletropaulo e 10 de recarga normal (recarga de 6
a 8 horas).
Uma
estação de recarga elétrica para o veículo Nissan LEAF já podia
ser vista em uma garagem de táxi em São Paulo 05 de junho de 2012.
O programa de veículos eléctricos Táxi, apresentado hoje como
parte da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Já, numa
garagem da concessionária Eletropaulo, na capital de SP, ao menos 5
estações de recarga já eram previamente instaladas desde meados de
2011.
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