Antes de qualquer observação mais técnica, vale observar que o carro é
bem divertido, a começar pela ignição. Basta apertar o botão de
START para um sinal sonoro avisar que o carro está ligado e o painel
acender. Os instrumentos de navegação informam, à direita do
painel, a autonomia das baterias e, à esquerda, a temperatura.
Acima, fica uma escala que mostra se a condução do motorista está
econômica ou não.
O Nissan LEAF emprega um sistema de telemática avançada chamada
Carwings, que originalmente estava disponível apenas no
Japão. O sistema envia e recebe dados através de um rádio GPRS
built-in semelhante à conectividade de celulares.
O Carwings está ligado à rede a qualquer momento em que o
veículo esteja na área de cobertura de uma torre de celular e
possibilita funcionalidades multiusuários, tais como posição e
intervalo possível em um mapa e estações de carregamento que estão
disponíveis dentro do alcance. O sistema também monitora e compila
estatísticas sobre a distância percorrida e o consumo de energia e
produz relatórios diários, mensais e anuais desses e de vários
outros parâmetros operacionais. Todas as informações estão
disponíveis em telas da IHM do LEAF.
Através de um aplicativo de telefone inteligente ou de uma página
da Web segura, os proprietários podem se conectar com o Nissan LEAF,
remotamente, e emitir comandos como o de ligar o ar-condicionado ou
aquecedor, bem como redefinir as funções de carregamento esteja o
veículo em movimento ou parado. Esta funcionalidade remota pode ser
usada para pré aquecer ou pré resfriar o carro antes da sua
utilização, mesmo enquanto ele ainda está no modo de carregamento
de modo que menas energia da bateria é utilizada para controle de
temperatura.
No segundo semestre de 2011 foi lançado um aplicativo baseado no
Android que monitora e controla todas as características do carro
frequentemente utilizados. O aplicativo do Nissan LEAF requer uma
assinatura Carwings para sua ativação e seu lançamento se deu após
a a Nissan anunciar que tinha atingido a marca de 10.000 vendas do
LEAF.
O aplicativo veio para aumentar a satisfação e a popularidade do
carro, uma vez que ele é o primeiro EV que, de fato, atinge o
mercado mundial. A Nissan admite que o seu aplicativo de smartphone é
menos inovador mas, com certeza acrescenta uma maior comodidade aos
seus usuários, tendendo tornar os demais controles remotos,
secundárias na preferência dos usuários.
A facilidade de monitoramento é algo primordial para permitir que o
proprietário de EV possa reagir fácil e rapidamente, enquanto ele
ainda se encontra dentro do conforto de sua casa. Para o proprietário
de um EV como o Nissan LEAF, a vida da bateria é um fator precioso,
e o monitoramento contínuo em tempo real é essencial para evitar
atrasos em circunstâncias cotidianas. Proprietários do LEAF que
possuam Android Smartphone podem baixá-lo gratuitamente.
Um temporizador embarcado também pode ser pré-programado para
recarregar as baterias em um horário definido como durante horários
de tarifa de energia elétrica reduzida, e de menor impacto sobre o sistema elétrico interligado.
Segurança ao Dirigir:
O Nissan LEAF modelo 2011 ganhou o "Top Safety Pick"
emitido pelo Instituto de Seguros para a Segurança Rodoviária. O
LEAF recebeu as melhores notas de "Bom" para a colisões de
frente, lateral e traseira, e também na proteção contra o
capotamento. Todas as medições de lesão, exceto uma delas, foram
avaliadas como boas, indicando um baixo risco de lesões
significativas em acidentes, de acordo com a escala de gravidade
empregadas em testes de IIHS (Insurance Institute for Highway
Safety).
Também, o órgão de segurança americano NHTSA deu ao Nissan LEAF a
maior nota de segurança de um elétrico até o momento: cinco
estrelas em todos os aspectos.
O Programa Europeu de Avaliação de Novos Veículos (Euro NCAP)
atribuiu ao LEAF a maior classificação cinco estrelas para a
segurança do carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário